2016/02/08

Maru OS quer transformar smartphones Android em computadores desktop

Não há falta de empresas a trabalhar na convergência de equipamentos, com objectivo de usarem um smartphone (ou tablet) como computador desktop assim que o ligarmos a um monitor e teclado, e este Maru é mais um dos candidatos.

A Microsoft tem o seu Continuum para os Windows 10 Mobile, a Canonical está a apostar no seu Ubuntu para o mesmo, e agora surge-nos este Maru OS baseado em Android.

Não são dados grandes detalhes técnicos sobre este projecto, que refere apenas que se trata de um Android "limpo de lixo", e com a capacidade de correr um ambiente desktop quando o ligamos a um monitor e teclado bluetooth. Na página do projecto referem um curto processo de boot quando tal acontece (mas permitindo continuar a usar o smartphone de forma independente durante todo o processo) o que me faz suspeitar que se trate de algo ao estilo de uma máquina virtual que fica direccionada para o monitor externo e com o input dos dispositivos respectivos (teclado, rato)

Penso que poderá ser uma boa solução, pois será preciso não esquecer que podemos ter um sistema linux a correr perfeitamente numa máquina virtual no hardware de um smartphone recente (ainda mais no caso dos mobile quad ou octa-core, com 3 ou 4GB de RAM). O mais importante seria garantir que o sistema poderia correr os programas que já existem para Linux, pois se obrigar a criar novos programas específicos para uma nova plataforma, já sabermos que isso praticamente condena qualquer projecto ao falhanço imediato.

Vamos aguardar para ver o que sai deste Maru, actualmente disponível em versão beta para o Nexus 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)