2016/02/01

Microsoft está a testar data centers submarinos


Há muito que se sonha com a possibilidade de se viver no fundo do mar, e em breve isso poderá tornar-se uma realidade... para os data centers.

A sempre crescente necessidade de ter mais e mais capacidade de computação tem feito com que criem cada vez mais e maiores data centers, mas agora a Microsoft avança com uma proposta radical de colocar data centers no fundo do mar.

A ideia poderá parecer "idiota", mas depressa somos obrigados a repensar o assunto. Nos data centers actuais gasta-se mais energia a manter o local dentro das temperaturas aceitáveis do que a manter os computadores em funcionamento. Isso tem feito com que muitos data centers se comecem a deslocar para zonas mais frias, com o inconveniente de ficarem mais distantes das infraestruturas de energia e comunicação, obrigando a investimentos ainda maiores.

Com estes data centers submarinos, a questão da energia gasta em arrefecimento seria dispensada, pois a temperatura da água faria isso sem qualquer problema (e os estudos confirmaram que não haveria impacto significativo a nível do aquecimento da água, pois o aumento ligeiro de temperatura só seria notado alguns centímetros em redor dos módulos), e poderiam também ser colocado perto de centros urbanos ou onde quer que fosse necessário ao redor do mundo.

Os testes feitos com um protótipo, que esteve sob as águas em funcionamento durante mais de 3 meses, superaram todas as expectativas (e não, o teste "não meteu água") e viabilizam a continuidade do projecto. Portanto, não se admirem se da próxima vez que virem uma oferta de emprego para um data center, um dos requisitos que lá encontrarem for: experiência em mergulho! :)

Actualização: o teste foi um sucesso.

1 comentário: