2020/09/15

Datacenter submarino da Microsoft foi um sucesso


A MS tem estado a fazer experiências com datacenters submarinos, e já revelou as conclusões do seu mais recente teste, de um datacenter que permaneceu debaixo de água durante dois anos.

O datacenter submarino da Microsoft não só foi bem sucedido como superou todas as expectativas. A MS ficou surpreendida ao descobrir que os 864 servidores no seu interior acabaram por ter uma fiabilidade oito vezes superior aos instalados nos datacenter terrestres convencionais - algo que acreditam que poderá estar relacionado com o facto deste datacenter submarino estanque operar numa atmosfera composta por azoto, para maior protecção dos componentes.

Aliado ao facto do sistema dispensar o uso de complicados sistemas de arrefecimento para manter as temperaturas, e de contar com alimentação de energia de fontes renováveis (a MS antevê que no futuro estes datacenters possam ser posicionados directamente em locais como parques eólicos marítimos), a que se soma a possibilidade de rapidamente poderem ser posicionados em qualquer parte do mundo, o sistema demonstrou a sua viabilidade.

Por agora, os resultados deste teste de longa duração serão usados para tentar melhorar a fiabilidade dos datacenters terrestres, já que a melhoria de oito vezes que este datacenter registou se torna demasiado apelativa para que não tente ser replicada em terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)