2016/02/21

Monopólio perde as notas na versão Ultimate Banking


Os jogos têm acompanhado a evolução dos tempos (a Barbie já ganhou uma casa inteligente) e agora é o célebre Monopólio que troca as notas por cartões bancários, na edição Ultimate Banking.

O Monopólio tem tido dezenas de edições ao longo dos anos, e muitos poderão dizer que um Monopólio sem notas não é um verdadeiro Monopólio. Mas, por outro lado poderemos dizer que esta versão se limita a ser um percursor daquilo que acontecerá com a sociedade no futuro.

Nesta versão não teremos que nos arriscar a lidar com um jogador que, ao perder, atira um maço de notas para o ar; ou que um "habilidoso" tente surripiar algumas notas do banco enquanto os restantes jogadores estão distraídos. Aqui, cada jogador recebe um cartão electrónico, e todas as transacções são feitas electronicamente num terminal de pagamentos.

O sistema não só gere os cartões dos jogadores como o das próprias propriedades, sendo necessário fazer o scan do código de barras do cartão da propriedade, e de seguida passar o cartão do comprador, que será debitado automaticamente no caso de ter dinheiro suficiente para a compra. Também será possível transferir dinheiro directamente entre jogadores.

Nos EUA este versão do Monopólio irá estar disponível por $25, e parece-me que será uma excelente forma de habituar os mais novos ao uso de um cartão bancário (embora também seja forçado a reconhecer que se perde a componente de contar as notas à mão, que tão associada está a este jogo. :)

4 comentários:

  1. Então é o Electronic Banking Edition de 2006 com outro nome?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Exatamente Nuno, com provavelmente mais algumas alterações mínimas. Monopoly com cartões em vez de dinheiro não é novidade. Ainda há pouco tempo joguei depois de um almoço com amigos

    ResponderEliminar
  4. Já havia uma edição com cartões e leitor, mas cá sai à volta de 50Eur.
    Lá se vai a diversão de surripiar as notas.

    ResponderEliminar