2016/02/20

Retro App Store mostra-nos como seria a App Store com interface em texto


Vivemos num mundo onde os ambientes gráficos se tornaram comuns; mas... como seria uma App Store na era em que era o modo de texto reinava nos monitores dos nossos computadores?

É isso que nos mostra esta App Store Retro (também disponível para a Play Store Android) que fará alguns de vocês embarcarem numa viagem no tempo até décadas passadas, e onde a maioria dos programas convivia alegremente com a utilização apenas via teclado, e onde o rato era um acessório dispensável. Era uma era em que as teclas de cursor eram as nossas melhores amigas, a par de alguns atalhos que aceleravam o salto para algumas funções.

Embora este retro store possa parecer brincadeira, a coisa tem ainda mais piada quando se constata que é mesmo funcional e nos permite explorar e navegar entre apps reais e existentes - e posteriormente saltar para as respectivas páginas de onde as poderemos instalar (nas respectivas app stores oficiais, claro.)

Há no entanto alguns anacronismos que perturbam um pouco esta nostalgia retro. Para começar, os criadores não resistiram a incluir uns icons reduzidos ao lado do nome das apps, que não seriam possíveis neste tipo de interface de texto; e em segundo lugar, o aspecto multi-colorido do interface é sinónimo de décadas bem mais recentes, e não da década de 70 como indica na barra de estado no fundo da página e pretenderia fazer passar. Nesse altura teria que se limitar a algo mais monocromático... mas que resultaria igualmente bem para efeitos de simulação nostálgica. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)