2016/02/18

Sense quer ser o cérebro das nossas casas (e sem estar dependente da cloud)


Para aqueles que quiserem replicar a nova casa inteligente da Barbie nas suas próprias casas, um equipa de ex-veteranos da Mozilla propõe o seu hub central Sense.

O Sense quer ser o "cérebro" de uma casa inteligente, podendo interligar-se com todo o tipo de dispositivos inteligentes (como lâmpadas Hue da Philips, LIFX, NEST, sistema de som Sonos, etc.) e consiste num módulo com design peculiar que, se por um lado é original, por outro lado poderá não agradar a todos (consistindo numa peça de vidro curvo colocado num bloco de madeira.)

Mas, hubs centrais há muitos; e para se diferenciar deles este Sense diz ser capaz de aprender com os utilizadores, de modo a reconhecer quem é que está em casa (e quando) e reagir da forma mais adequada. É um tipo de inteligência que não me parece ser fácil de compatibilizar com a imprevisibilidade do dia a dia, mas que aqui surge com um aspecto que convém referir: a não dependência da cloud. Muitos sistemas "inteligentes" só são inteligentes com uma ligação à internet, bastando faltar esse acesso para que tudo fique inoperacional (experimentem usar a Siri sem internet); no caso deste Sense, toda a inteligência permanece no local, tornando-o imune a essa dependência.

Vindo de uma equipa da Mozilla, temos também a componente de desenvolvimento aberto (em javascript) que permitirá ampliar as suas capacidades recorrendo a mini apps externas que possam vir a ser criadas pelos utilizadores ou empresas.

Não será fácil a este "mais um" sobressair num mercado onde as ofertas são muitas e onde o desejo de uniformização continua a aguardar pela solução ideal, mas se estiverem interessados, é coisa que obrigará ao investimento de $225 (mais portes e taxas de importação) e com entrega prometida para Dezembro de 2016.

Actualização: os responsáveis mudaram de ideias e vão devolver o dinheiro aos apoiantes, optando por se focarem apenas no software.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)