2016/03/15

AMD revela Radeon Pro Duo - a mais potente placa gráfica da actualidade


Quem quiser ter a melhor placa gráfica do momento e não tiver constrangimentos orçamentais, já pode colocar esta nova Radeon Pro Duo na sua lista de compras e prepara-se para ver a conta da electricidade a subir.

A Radeon Pro Duo da AMD é um verdadeiro monstro. Para se ficar com uma ideia, a Titan X da Nvidia é capaz de atingir 7 teraflops de processamento, esta Pro Duo com 8GB de VRAM atinge os 16(!) teraflops, mais do dobro da sua concorrente. Mas todo este poder não foi conseguido à custa de um único GPU, mas sim da habitual táctica de juntar dois.

A Pro Duo consiste basicamente em duas AMD Fury X colocada numa única placa, sendo esse um privilégio pelo qual se tem que pagar. Qualquer jogador endinheirado já podia instalar duas Fury X no seu computador por $1200; mas se quiser uma Pro Duo, terá que pagar $1500. E a isto soma-se o possível upgrade à fonte de alimentação, para aguentar uma placa que poderá gastar mais de 520W quando estiver a funcionar em pleno.

Esta era a placa que se pensava que iria ser comercializada como a placa ideal para acompanhar sistemas de realidade virtual, mas a AMD parece ter mudado de ideias, estando a direccionar esta placa para o segmento profissional e para os developers. Aparentemente não estarão muito confiantes de que esta placa consiga competir com a utilização de duas Fury X... e poupando dinheiro no processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)