2016/03/11

AMD XConnect facilita o uso de placas gráficas externas via Thunderbolt


Finalmente o momento pelo qual se aguardava: a utilização de placas gráficas externas passará a ser algo mais standard graças ao XConnect da AMD para as suas Radeon.

A utilização de placas gráficas externas há muito que é pedido pelos utilizadores como sendo a forma ideal de ter um portátil compacto e leve, mas que possa ter utilizar as mais potentes placas gráficas do momento (incluindo o seu upgrade para novas placas) quando se deseja. Infelizmente, as soluções que iam surgindo recorriam sempre a soluções proprietárias que dificultavam a sua utilização, mas isso poderá estar prestes a ficar resolvido com o XConnect da AMD.


Com o XConnect, sistemas com placas gráficas externas ligadas via Thunderbolt passam a ser suportadas directamente pelo driver das AMD Radeon, significando que têm acesso às últimas actualizações e melhoramentos que forem sendo feitos. Este suporte contempla todo o tipo de abusos que podem surgir quando se fala de componentes externos, incluindo a possibilidade da placa gráfica externa poder ser desligada ou removida a qualquer momento - um pouco ao estilo do que pode acontecer com qualquer periférico USB.

Por agora este XConnect diz respeito unicamente às placas com GPUs Radeon da AMD, e referem o portátil Blade Stealth da Razer como sendo o primeiro portátil compatível XConnect, mas esperemos que no futuro esta universalização também se expanda às placas da Nvidia e a outros fabricantes de computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)