2016/03/15

Facebook, Google e outros preparam-se para reforçar encriptação


O caso FBI vs Apple ainda vai dar muito que falar, mas as suas implicações começam já a fazer mexer inúmeros serviços digitais, que se apressam a reforçar ainda mais a segurança dos seus utilizadores.

As reacções dos gigantes tecnológicos como a Google e Facebook será precisamente a oposta à que o FBI e Departamento de Justiça Norte-Americano pretenderia. Estes serviços estão desde já a reforçar a aplicação de encriptação, numa medida que poderá ser vista como uma forma de apoio à Apple, e também como forma de pressionar ainda mais o governo dos EUA.

Por exemplo, no caso do WhatsApp do Facebook, que ainda recentemente viu um dos seus executivos ser detido (temporariamente) no Brasil por se recusar ceder as chaves para aceder à encriptação das mensagens dos utilizadores, a resposta vai ser aplicar encriptação também às mensagens de voz - de modo a que nem sequer o próprio serviço tenha acesso à informação transferida entre os seus utilizadores.

Está mais que visto que a única forma de manter os dados em segurança é fazer com que os mesmos estejam apenas acessíveis para os respectivos utilizadores, e que nem mesmo os serviços os consigam descodificar... Falta apenas saber de que forma é que as autoridades e governos irão reagir a isso.


É que não faltam exemplos de como a exigência de chaves mestra facilmente se transformam num pesadelo de segurança - como as pequenas chaves de $8 que dão acesso indiscriminado a Nova Iorque, incluindo a ladrões e potenciais terroristas - e que em versão digital, aplicada às plataformas mobile, deixariam mais de mil milhões de pessoas em risco.

3 comentários:

  1. :) só alguém com dois neurónios é que acredita que o fbi não consegue aceder ao iphone :) estas empresas são todas controladas pela cia e pelo departamento de estado americano e israelita :) basta pesquisar pessoal, acordem para a vida, não são teorias são factos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A CIA não pode operar em território americano, por isso é que o FBI está a recorrer aos tribunais

      Eliminar
    2. Então mas se o FBI conseguisse aceder ao Iphone porque carga de água anda a recorrer aos tribunais e a fazer tanto estardalhaço sobre o assunto?

      Eliminar