2016/03/07

Morreu Ray Tomlinson - criador do email


É um dia triste para todos os que diariamente dependem do email. Morreu Ray Tomlinson, que é considerado o pai do email.

As décadas vão passando e vamos chegando aquele ponto em que muitos dos pioneiros da "era moderna" dos computadores começam a chegar a idades complicadas. No caso de Ray Tomlinson, morreu no passado dia 5 de Março, com 74 anos, vítima de ataque cardíaco.

Foi ele que, no distante ano de 1971 criou um sistema para enviar mensagens entre diferentes computadores ligados a uma rede (na altura a ARPANET) e que optou por usar o formato "nome@servidor". No entanto, só em 1977 é que essa técnica se tornou no standard que todos conhecemos... e foi necessário ainda muito mais tempo para que o email realmente se tornasse na ferramenta indispensável que hoje todos conhecemos.

Neste caso, Ray tinha o reconhecimento que se poderia esperar, figurando no Internet Hall of Fame e tendo recebido inúmeros galardões e prémios; mas... que sirva para recordar que é melhor apreciarmos todas as pessoas que ainda restam e que foram fundamentais para a criação de todas aquelas coisas que damos por adquiridas, em de o fazermos postumamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)