2016/03/08

Project Blaid da Toyota quer ajudar cegos "a ver"


Não é preciso relembrar que a tecnologia se torna ainda mais importante quando é posta ao serviço daqueles que mais ajuda precisam, e é esse mesmo o objectivo do Project Blaid da Toyota, que pretende assistir aqueles que não podem ver ou têm visão reduzida.

O mundo que conhecemos torna-se um local bem menos agradável se nele tivermos que navegar sem ver, e certamente apreciaríamos toda a ajuda para nos facilitar a vida. Este Project BLAID é um werable que permite ao seu utilizador ter uma visão do mundo que o rodeia, assistido por câmaras e sensores que podem detectar todo o tipo de informação e obstáculos. Por exemplo, escadas, portas e até sinalização para as casas de banho podem ser imediatamente reconhecidas e transmitidas ao utilizador, dando-lhe uma visão artificial que certamente será de grande utilidade.

Para o futuro a Toyota prevê ir ainda mais longe, adicionando coisas como navegação integrada (para poder guiar o utilizador até ao destino), reconhecimento facial e de objectos. Mas, o que importará para já, é garantir que este produto não ficará escondido num laboratório e se venha a tornar num produto real, disponível comercialmente e a preço acessível (considerando que temos smartphones a preços de 50 e 100 euros, já era altura de dispositivos como estes passassem a ser também mais acessíveis.)

A Toyota diz que irá dar início à fase beta do Project Blaid em breve... e esperemos que os resultados sejam positivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)