2016/03/03

Samsung lança SSD de 16TB


Quem precisa de grande capacidade de armazenamento e com a máxima velocidade, tem agora a solução ideal: um SSD de 16TB da Samsung.

A Samsung já tinha anunciado este SSD o ano passado, mas só é que fica disponível e começará a ser enviado para os cliente. Este SSD de 16TB (ou 15.36TB se quisermos ser exactos) é o maior da actualidade, e será de grande utilidade para todos os ambientes empresariais onde for crítica a velocidade de acesso a grandes quantidades de dados.

Este disco tem velocidades de 1.2GB/s em leituras e escritas sequenciais, até 200,000 IOPS, e vem com 16GB de memória para cache. A nível de durabilidade, a Samsung garante que o disco pode suportar até 15.36TB de escritas de dados diários (ou seja, ser completamente reescrito a cada dia) durante todo o seu tempo de vida, sem problemas.

O seu preço, que se estima ser superior a $5000, significa que ainda não é desta que os SSD multi-terabyte serão convidativos para o público em geral, embora seja uma questão de tempo até que tal aconteça. Não é preciso recuar muito para nos lembrarmos dos tempos em que a ideia de ter um cartão de memória com 1GB parecia um sonho inatingível, e hoje em dia... é o que sabemos.

Daqui por uma década será garantido que olharemos para trás e não se consiga deixar de esboçar um sorriso dos tempos em que os SSDs de 16TB eram uma raridade e custavam uma fortuna. ;)

1 comentário:

  1. Por acaso tenho a sensação que houve um periodo que os discos duplicavam a capacidade a cada 2 anos, mas nos ultimos 5 anos a coisa parece que estagnou um pouco, e logo agora que as câmaras dos smartphones já gravam video em 4k e os conteúdos ocupam mais dava jeito poder ter backup (pelo menos em duplicado tudo) mas tenho a sensação que os discos não estão a aumentar ao ritmo que os conteúdos cresceram nos últimos anos...

    ResponderEliminar