2016/03/09

Seagate revela SSD de 10GB/s

A velocidade de transferência de dados é um factor crucial para inúmeras aplicações, e a Seagate traz-nos boas novidades nesse campo, com o mais veloz disco SSD até à data, capaz de atingir transferências de 10GB/s.

Os SSDs vieram demonstrar-nos que, até mesmo nos computadores domésticos, terá mais impacto optar por um, do que escolher um CPU super-potente - que depois tem que passar a maior parte do tempo à espera que um disco rígido convencional consiga ler os dados. E com isso, as velocidades de acesso dos SSDs foram subindo... até que rapidamente começaram a bater nos limites de transferência dos interfaces SATA.

Neste caso da Seagate, estamos perante um SSD PCIe x16 e x8, onde o modelo mais potente consegue atingir transferências de 10GB/s! E no caso do modelo PCI x8, ainda assim consegue atingir uns muito respeitáveis 6.7GB/s.

Infelizmente, não são - pelo menos por agora - produtos vocacionados para utilizadores finais, mas sim para integrarem a iniciativa Open Compute Project, para a criação das máquinas hiper-potentes que se escondem nos data-centers; e deverão ter um preço igualmente "potente" que assustará a maioria dos utilizadores.

Resta-nos esperar que daqui por alguns anos este tipo de velocidades esteja ao alcance de todos, com preços acessíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)