2016/03/21

Sistema de travagem anti-colisões em todos os carros em 2022


Não há nada mais irritante do que estar envolvido num acidente que poderia ter sido evitado por tecnologia disponível. Nos EUA, os principais fabricantes comprometem-se a que todos os seus automóveis venham equipados com sistema de travagem automática anti-colisões a partir de 2022.

Como já aconteceu no passado com muitas outras tecnologias que permitem aumentar a segurança dos automóveis (ABS, controlo de estabilidade e tracção, etc.) os sistemas de travagem automáticos já são comuns em carros de gama alta, e aos poucos têm vindo a ser aplicados aos carros de gamas mais económicas.

Embora não se trate de uma obrigação legal (por enquanto) trata-se de um acordo aceite por 20 marcas automóveis que representam 99% do mercado; e que assim agiliza o processo de trazer esta tecnologia para os veículos de todos os segmentos. Embora se possa achar que 2022 é um prazo bastante alargado, se se tratasse de fazer isto uma obrigação os prazos seriam ainda maiores - e há sempre a hipótese de muitos fabricantes se quererem antecipar a este prazo, uma vez que este sistema é um excelente argumento para atrair clientes.

Resta-nos agora esperar que esta tecnologia não acabe por ter o efeito contrário, ao fazer os condutores ficarem demasiado descansados enquanto conduzem, por acharem que o seu automóvel passará a evitar todas as colisões por si só.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)