2016/04/24

Astronauta vai correr maratona em órbita com fato espacial


Correr uma maratona é um feito notável no solo, mas para o astronauta britânico Tim Peake o desfio é literalmente elevado a novas alturas, pois irá correr essa distância em órbita a bordo da ISS.

A corrida será feita de forma sincronizada com a Maratona de Londres durante o dia de hoje, e não se pense que a tarefa será fácil. Correr em ambiente de micro-gravidade é extremamente complicado, e os astronautas têm que estar "amarrados" ao tapete rolante para poderem correr.

Mas, como se isso não bastasse, Tim Peake vai correr os 42km desta maratona espacial envergando uma réplica de um fato de astronauta, sendo que o objectivo será bater o recorde mundial que actualmente se situa nas 4h30m (e sim, é bem provável que fiquem tão surpreendidos quanto eu por saber que existe um recorde de maratonas corridas em fatos espaciais.) A acompanhá-lo, a astronauta Libby Jackson tentará definir o recorde em versão feminina.

Tim já correu a maratona de Londres (no solo) tendo conseguido um tempo de 3h18m, mas não irá tentar bater este seu recorde pessoal por recomendação dos médicos, que não querem que ele "abuse" na corrida. Ainda assim, ele já tem corrido várias meias-maratonas (e até maiores distâncias) na ISS, pelo que deverá estar apto a conseguir este bonito objectivo e conseguir um recorde mundial... que não só é especial, mas é mesmo espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)