2016/04/24

Os HUDs dos BMW


Hoje em dia são cada vez mais os automóveis que apostam num painel de instrumentos completamente digital e com inúmeras possibilidades de configuração, mas o HUD é um daqueles sistemas que continua a ter a sua "magia", ao apresentar a informação projectada no pára-brisas.

Não sei bem explicar o fascínio que tantas pessoas sentem pelos HUD (Head-Up Display) que transitaram da indústria aeronáutica para os automóveis, mas para além de ser algo que ainda é visto como sendo "incomum", é algo que realmente se revela numa mais valia para o condutor. É que ao ter as informações mais importantes projectadas no pára-brisas, evita que o condutor tenha que desviar o olhar da estrada e reduz o tempo dessa "distracção" subconsciente.

Embora inicialmente estes HUD nos automóveis fossem bastante simplistas e apenas capazes de apresentar números e ter uma única cor, os mais modernos são capazes de apresentar gráficos de alta-resolução multi-coloridos, que incluem informação de navegação, dos contactos telefónicos, etc.

Como curiosidade... alguns destes módulos HUD da BMW são feitos cá em Portugal, na Bosch em Braga. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)