2016/04/16

Cientistas criam finalmente Carbyne o material mais resistente de sempre


A busca pelos materiais mais leves e resistentes possíveis levou à criação do grafeno e nanotubos de carbono, mas agora os cientistas conseguiram criar um material que os supera: o "carbyne".

O carbyne, uma forma exótica de carbono, consistindo numa fileira de átomos individuais de carbono, já tinha sido simulado por investigadores, e prometia ter propriedades de resistência e rigidez que superavam todos os materiais conhecidos. Infelizmente, é também altamente instável, o que o tornava bastante difícil de sintetizar... até agora.

Investigadores da Universidade de Viena, conseguiram criar carbyne com sucesso e em forma estável, e em secções muito mais compridas do que anteriormente (6400 átomos versus os 100 átomos das experiências anteriores). E o truque nem foi assim muito complicado, consistindo em criar esta fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno, que serve de protecção ao carbyne e lhe dá a estabilidade necessária.

Supostamente, segundo as simulações matemáticas, o carbyne deverá ser mais resistente que o grafeno e diamante, e ter o dobro da rigidez dos materiais actuais.

... Mais um pequeno passo a caminho de um material que possibilite criar o tão aguardado elevador espacial? :)

1 comentário: