2016/04/16

Terra Bella, os satélites da Google


A Google foi uma das empresas que mais contribuiu para nos mostrar o nosso planeta com o seu Google Earth, e actualmente tem uma divisão que se dedica exclusivamente aos satélites que permitirão ter imagens em tempo real do nosso mundo visto "lá de cima".

O Terra Bella (anteriomente Skybox  Imaging) aposta no mesmo tipo de táctica que a Google já utilizou noutras áreas. Em vez de usar material especial e dispendioso, os seus satélites usam componentes mais comuns e optam por ter um tamanho bem mais compacto que satélites equivalentes, com apenas 60x60x90 cm e pesando menos de 100Kg - embora mantenham comunicações de alta-velocidade (mais de 480Mbps) para poderem enviarem imagens e até vídeo.


Embora a qualidade das imagens não esteja ao nível da de outros satélites de observação, a sua vantagem é a de que podem captar muitas mais imagens, permitindo um acompanhamento constante de todas as alterações na face da terra. Assim, torna-se possível todo um novo conjunto de análises que anteriormente não podia ser feito devido aos intervalos de tempo entre as capturas de imagem.

Neste momento existem dois satélites Terra Bella em órbita, mas o objectivo será ter muitos mais, permitindo ter um verdadeiro Google Earth em tempo real, e com uma resolução de 1.1 metros por pixel.


A dupla Nat & Lo da Google foi visitar esta divisão da Google, e é sempre interessante ver o que por lá se passa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)