2016/04/25

Como funciona o Ray Tracing?


Já estamos habituados a não acreditar em tudo o que vemos, pois os computadores já se tornaram em ferramentas capazes de criar imagens digitais virtualmente indistinguíveis das reais. Mas... como é que isto é feito?

Não é simples transformar equações matemáticas em imagens que sejam capazes de nos enganar e deixar na dúvida sobre se serão fotografias, e umas das técnicas que melhor consegue fazê-lo é o ray tracing. Uma técnica que exige imensa capacidade de processamento, para tentar simular o trajecto de todos os raios de luz que chegariam à câmara/ecrã.

Noutros tempos, brincar com estas coisas implicava esperar horas (ou até dias) para se ver uma única imagem; actualmente, já temos sistemas que até permitem fazer isto em tempo real graças ao auxílio dos GPUs. Seja qual for o caso, a técnica é sempre a mesma... e é daquelas coisas que ficará sempre bem no repertório de "cultura geral" de quem se interessa pelos gráficos gerados por computador.



Foi graças a matemática como esta que se pode passar disto em 1972 (a primeira animação 3D feita por computador, por um dos fundadores da Pixar):




Para isto em 1978:




Para isto em 2012:




Para isto em 2016, a correr em tempo real num GPU destinado a dispositivos mobile:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)