Já estamos habituados a não acreditar em tudo o que vemos, pois os computadores já se tornaram em ferramentas capazes de criar imagens digitais virtualmente indistinguíveis das reais. Mas... como é que isto é feito?
Não é simples transformar equações matemáticas em imagens que sejam capazes de nos enganar e deixar na dúvida sobre se serão fotografias, e umas das técnicas que melhor consegue fazê-lo é o ray tracing. Uma técnica que exige imensa capacidade de processamento, para tentar simular o trajecto de todos os raios de luz que chegariam à câmara/ecrã.
Noutros tempos, brincar com estas coisas implicava esperar horas (ou até dias) para se ver uma única imagem; actualmente, já temos sistemas que até permitem fazer isto em tempo real graças ao auxílio dos GPUs. Seja qual for o caso, a técnica é sempre a mesma... e é daquelas coisas que ficará sempre bem no repertório de "cultura geral" de quem se interessa pelos gráficos gerados por computador.
Foi graças a matemática como esta que se pode passar disto em 1972 (a primeira animação 3D feita por computador, por um dos fundadores da Pixar):
Para isto em 1978:
Para isto em 2012:
Para isto em 2016, a correr em tempo real num GPU destinado a dispositivos mobile:
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