2016/04/07

Criador da Firewall da China forçado a criar VPN ao vivo para a contornar


Naquilo que se poderá designar por justiça poética, o criador da chamada "Grande Firewall da China" foi forçado a criar uma VPN em frente a uma plateia, para conseguir chegar a um site que queria usar como demonstração.

Na China, a Internet é fortemente censurada e controlada, e a sua Grande Firewall da China por vezes atravessa-se até no caminho do seu criador. Fang Binxing estava a dar uma palestra num Instituto de Tecnologia quando, ao tentar aceder a um site sul-coreano (para dar um exemplo de como outros países também implementam restrições quanto aos sites que se visitam) foi bloqueado pela sua própria criação.

O caso poderia ter ficado por ali, mas Fang Binxing rapidamente deu uso a uma VPN para contornar o bloqueio e aceder ao site pretendido, replicando aquilo que a maioria dos cidadãos chineses é obrigado a fazer para aceder a sites no estrangeiro - e, como seria de esperar, dando origem a uma chuva de críticas e gozo, por ele próprio demonstrar a "eficácia" da sua firewall e de como pode ser facilmente contornada.

Não seria já altura de todas as empresas ocidentais que para lá levam "biliões" de dólares e euros, começarem a pressionar o governo chinês no sentido de disponibilizar uma internet livre para todos os seus cidadãos? É que, como foi demonstrado pelo próprio criador dessa grande firewall, isso só promove a utilização de VPNs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)