2016/04/27

Project Infinite do Dropbox vai mostrar localmente os ficheiros na cloud


Com a Microsoft a ter recuado numa das suas grandes vantagens do OneDrive, de ter apenas "amostras" locais dos ficheiros guardados na cloud, eis que o Dropbox vem fazer algo idêntico, prometendo espaço infinito para os utilizadores com discos pequenos.

O Dropbox é um serviço excelente, que mantém os nossos ficheiros sincronizados entre múltiplos dispositivos, mas tem um problema que há muito complica a vida dos utilizadores: quando se quer partilhar conteúdos entre computadores que têm espaço disponível bastante distinto. Por exemplo, num computador desktop em casa podemos ter dezenas de gigabytes de ficheiros... mas num computador portátil podemos ter apenas alguns poucos gigabytes de espaço livre, insuficientes para manter a cópia local de toda a pasta do Dropbox.

A solução até ao momento tem sido usar a opção de pastas sincronizadas, escolhendo apenas aquelas que são estritamente necessárias e que caibam no computador mais limitado, mas em breve isso poderá tornar-se uma coisa do passado graças ao Project Infinite do Dropbox.

Com este sistema (que por agora ainda não tem data de lançamento, nem preços revelados) os utilizadores poderão ver todos os ficheiros que têm no seu Dropbox tal como estivessem no seu disco local, mas sem que ocupem espaço - sendo isso indicado por um pequeno icon de uma cloud. Ao se aceder ao ficheiro, o mesmo será descarrregado automaticamente, passando a ter o icon verde tradicional.

Penso que ainda não será um verdadeiro "Cloud File System" que permitisse abrir localmente um ficheiro maior do que o espaço local disponível, mas é algo que já irá resolver o problema para a maioria dos utilizadores que se vê impedida de usar o Dropbox como gostaria devido ao espaço limitado que tem nalgumas máquinas.


2 comentários:

  1. Uma "novidade" que o Odrive já fazia há anos...

    ResponderEliminar
  2. O mês passado criei uma drive virtual com o VERACRYPT e coloquei-a no OneDrive, apenas para guardar documentos importantes (e de forma segura!). Acontece que tudo funcionou como pretendido, sendo que quando pretendia aceder ao conteúdo desta bastava montar a drive (mesmo estando na cloud), no entanto, depois de formatar o Desktop, quando vou a montar a dita drive, qual não é o meu espanto, todo o conteúdo tinha desaparecido. A tal drive encontrava-se vazia. Para além de ter perdido toda a informação que esta continha, ainda não consegui perceber a razão de tal ter acontecido

    ResponderEliminar