2016/04/29

Próximos Nexus serão feitos pela HTC?


Os rumores vão-se acumulando, e parece ser cada vez mais certo que a Google vai regressar às origens, e voltar a recorrer à HTC para os Nexus de 2016 que acompanharão o lançamento do Android N.

Segundo as últimas indicações, a HTC estará a trabalhar em dois novos Nexus, M1 e S1, que coincidirão com as referências ao dispositivos com nomes de código Marlin e Sailfish (a Google continua a recorrer aos peixes para designar os seus Nexus em desenvolvimento). E penso que ninguém irá ficar muito incomodado por isto, uma vez que a HTC tem uma longa tradição na produção de smartphones de qualidade, embora por vezes traída pela aposta em tecnologias que não resultaram tão bem quanto se desejaria (a nível da câmara), e por preços que deveriam ser mais reduzidos.

Um Nexus da HTC seria uma excelente forma de "relançar" a marca - ou pelo menos prestar-lhe uma justa homenagem - sendo que teria como vantagem adicional trazer-nos um HTC com um Android livre dos seus extras.

A grande incógnita é o que este rumor praticamente garantido significará para os rumores que dizem que a Sony também é uma das candidatas à produção de um Nexus este ano. Será que tal como aconteceu em 2015, a Google irá optar por escolher dois fabricantes para dois Nexus de tamanho diferenciado? Ou será que prepara uma surpresa ainda maior, e em vez de apenas dois Nexus nos irá apresentar uma vasta colecção de Nexus, de todos os fabricantes (também há rumores que dizem que a Huawei trabalha também num novo Nexus).

Será que finalmente se chegou ao ponto em que se poderiam ter Nexus de todos os grandes fabricantes em simultâneo? Sem dúvida que iria ser interessante... mas só se isso vier acompanhado pelos preços ao estilo do Nexus 5. Os Nexus 5X e 6P já demonstraram que os preços exagerados apenas servem para que mais rapidamente tenham que ser feitas reduções nos preços, angustiando os compradores que pagaram o preço mais elevado, e desincentivando que da próxima vez se compre logo um Nexus no lançamento, sendo preferível esperar dois ou três meses e já ter direito a um desconto significativo.

5 comentários:

  1. Toda uma linha nexus seria muito bom.
    Os novos nexus só pecaram pelo preço. É impressionante como mesmo em portugal já encontramos o 5X a +- 270 euros. Muito inferior ao seu preço original e que era um completo exagero.
    De resto boas maquinas sempre afinadas.
    Eu tenho um 5 original e continua a ser uma maravilha.
    Já tive a oportunidade de andar com o novo 5x e gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. O problema de todos os fabricantes terem um Nexus é que, certamente, todos terão um desempenho bastante semelhante e serão muito pouco diferenciadores num mercado cada vez mais uniforme.. Certamente todos irão usar o mesmo SoC e a capacidade das baterias será semelhante. Quanto muito muda a câmara e o ecrã, pois nem a interface poderá mudar.

    Penso que os fabricantes ganham mais em ter uma espécie de exclusivo por 12 meses, do que fazerem concorrência uns aos outros com algo que, no fundo, seria o mesmo produto.

    ResponderEliminar
  3. Espero que não seja a HTC, o meu NEXUS 5 foi fantástico (o melhor NEXUS que tive) o novo NEXUS 5X também parece ser muito bom. Tenho um NEXUS 9 e trava muito, não tem a mesma fluidez dos 5 feitos pela LG.

    ResponderEliminar
  4. Espero que não seja a HTC, o meu NEXUS 5 foi fantástico (o melhor NEXUS que tive) o novo NEXUS 5X também parece ser muito bom. Tenho um NEXUS 9 e trava muito, não tem a mesma fluidez dos 5 feitos pela LG.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a huawei devia continuar... O 6p é top!

    ResponderEliminar

[pub]