2016/05/14

2007 OR10 é o 3º maior planeta anão do nosso sistema solar (e ainda não tem nome)


É espantoso constatar que até mesmo o nosso sistema solar contém ainda tantos mistérios, e nada o demonstra melhor do que só agora ter sido possível verificar que temos mais um planeta anão a passear entre nós, e que o seu tamanho é bastante superior ao que se imaginava.


O 2007 OR10 foi (como o seu nome indica) descoberto em 2007, mas só agora com a ajuda telescópio espacial Kepler e do Herschel Space Observatory é que foi possível calcular o seu tamanho com precisão, e os resultados foram surpreendentes.

Este planeta anão tem 1,535km de diâmetro, tornando-o no terceiro maior planeta anão conhecido até ao momento, ficando apenas atrás de Plutão (com 2374km) e Eris (2336km). A sua órbita elíptica, que o traz até perto da órbita de Neptuno no ponto mais próximo do Sol, e o dobro da distância de Plutão no ponto mais afastado, faz que cada "ano" lá demore 548 anos terrestres, e para além disso cada dia demora 45 das nossas horas terrestres.

Inicialmente apelidado de "Branca de Neve", o nome só irá ser formalmente decidido no próximo ano, sendo que a sua cor avermelhada, derivada do metano congelado na sua superfície, faz antever que o nome venha a ser outro. Talvez... Red Wedding? :)


4 comentários:

  1. Nome interessante mas quando comprar o No Man's Sky vou escolher um nome para o planeta ou galáxia que descobrir de "abertoatedemadrugada" :D

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. boaty mcboatface já estava ocupado.

    ResponderEliminar

[pub]