2016/05/13

Disney cria robot de telepresença ultra-rápido e capaz de interagir com pessoas


Da próxima vez que virem uma figura animada num parque da Disney, o mesmo poderá estar a ser controlado remotamente por um operador, com uma precisão surpreendente.

A Disney Research criou um sistema robótico que permite replicar em tempo real os movimentos de um utilizador equipado com óculos VR. Este sistema de tele-presença diferencia-se de outros por usar um sistema híbrido pneumático-hidráulico, que permite simultaneamente alta-velocidade, precisão de movimentos, e interacção segura com pessoas e objectos. Características que permitirão a sua aplicação numa vasta gama de situações e abrem as portas a uma nova geração de robots de tele-presença muito mais versáteis e capazes que os actuais.

Para demonstrar o seu sistema, vemos este clone robótico (não esquecer que se trata de algo que está a ser controlado em tempo real por um operador, que potencialmente poderia estar a milhares de quilómetros de distância) vemos coisas como pegar num ovo, enfiar um fio numa agulha, tocar um xilofone e brincar com uma criança, etc.

... Talvez já não falte muito tempo para que a ideia de viajar até outro país seja sinónimo de colocarmos uns óculos VR e assumirmos o controlo de um robot de turismo no local de destino... :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)