2016/05/16

iOS deixa criar lembretes quando se entra ou sai do carro


No iOS é possível criarem-se lembretes para momentos e localizações específicas, mas algo que poderá ter passado despercebido é que também é possível usar-se o nosso automóvel como elemento de localização desde que usem um sistema mãos-livres bluetooth.

Na app reminders, quando se entra na parte dos lembretes por localização, para além de podermos seleccionar locais específicos, como a nossa casa ou local de trabalho, temos também duas opções que permitem alertar o utilizador para algo quando entram ou saem do seu carro. Uma detecção que é feita através do emparelhamento bluetooth com o sistema mãos livres do veículo, e que aumenta o número de usos que podemos dar a estes alertas (se são daquelas pessoas que habitualmente se esquece de tirar coisas da mala do carro, como eu, certamente irão dar-lhe bastante uso!)

É uma funcionalidade simpática e que também é usada pelo próprio sistema para nos apresentar estimativas do tempo de viagem para casa/trabalho. Ao contrário do Google Now, que faz essas estimativas com base na nossa rotina diária e nos apresenta essa informação quando acha que nos faz falta, eu bem que estranhava que no iOS essa informação acontecia quando estava a entrar no carro. Parecia-me coincidência a mais o iOS ser tão certinho a apresentar essa informação, até ao dia em que desliguei o Bluetooth para tirar as dúvidas e confirmou-se que ele detectava isso por esse método.

Ainda bem que a Apple não limitou o uso desta funcionalidade para si própria e também permite aos utilizadores usarem-na para criarem os seus próprios alertas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)