2016/05/10

Uncharted 4 é a nova referência nos jogos para a PS4


Chegou finalmente o dia em que Uncharted 4 pode correr à vontade nas PS4, e é tudo aquilo que se esperava e mais! :) (Segue-se mini-review após jogar os 4 primeiros capítulos, e tentando não revelar nenhum spoiler.)

Uncharted 4 começa ao melhor estilo de uma grande produção de Hollywood, atirando-nos logo para a acção no meio de uma tempestade no mar, sem grandes explicações. Uma introdução que acaba por servir como um mini-tutorial sobre como controlar o nosso personagem, e que se vai prolongado por algum tempo ao longo destas primeiras fases de jogo. A história também conta com alguns flashbacks que nos levam aos tempos de infância de Drake, e que ajudarão a perceber quem é este herói que tanto nos tem fascinado ao longo dos anos. Mas... não entremos demasiado na história, pois isso é algo que cada um deverá descobrir e apreciar por si. Passemos por isso aos aspectos técnicos.



Se pensavam já ter visto jogos "bonitos" na PS4, esqueçam tudo o que viram. Uncharted 4 é, finalmente, o jogo que mostra as capacidades da PS4, e fá-lo de uma forma quase surreal. São raros os jogos em que não se note um "soluço" ocasional, mas em Uncharted 4 ainda não consegui detectar uma única falha - e mais uma vez, ao longo do jogo vamos sendo surpreendidos por paisagens e cenários cada vez mais surpreendentes. Quer sejam os detalhes numa sala fechada, ou de todo o mundo que se estende até ao horizonte no exterior, o jogo corre sem hesitações ou indicação de estar no limite das capacidades da PS4 (uma das cenas em que atravessamos uma selva cheia de vegetação até nos faz vontade de andar a passear por lá só para apreciar tudo o que está em movimento.)


A qualidade gráfica é um choque que se torna ainda mais notória quando a certa altura (mini-spoiler!) Drake se senta na sala para jogar Crash Bandicoot numa PS1 - e sim, jogamos mesmo o jogo, que nos transporta para esses distantes tempos em que a PS1 era a consola de referência. O choque é quando depois regressamos desse jogo pixelizado para o mundo de Uncharted 4, e onde se toma consciência da evolução brutal que os jogos tiveram desde então!


Ainda muitos capítulos tenho pela frente até chegar ao final do jogo... mas se têm uma PS4 nem há que hesitar: Uncharted 4 é um jogo obrigatório!


2 comentários:

  1. Também ando a jogar,

    O jogo é simplesmente espetacular, bonito em termos de gráficos, animações, alta jogabilidade, boa história, boas personagens e diálogos, mesmo um jogo AAA!

    Para já, GOTY2016!

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso comecei a jogar dia 9 pelas 23 fui levantar o jogo na Gamingreplay..
    Já passei essa parte e estou no 5 capítulo, considero esse 4 parágrafo das melhores até agora... Ia ficar Lixado ao ler isto sem ter jogado... É que foi mesmo top e um relembrar de muita coisa! Deviam rectificar isso.. Digo eu.

    ResponderEliminar