2016/06/15

AMC ameaça grupo de fãs que pretendia revelar spoiler de "The Walking Dead"


Nesta era em que todos andam com internet nos bolsos é praticamente impossível manter segredos, mas isso não impede que certas entidades não olhem a meios para os tentar manter: incluindo ameaçar os responsáveis de um site de fãs de The Walking Dead que prometia revelar um "spoiler" relativamente ao final da última season.

O The Spoiling Dead é uma comunidade de fãs da série que trouxe que ajudou a popularizar os zombies nos últimos anos, e que se dedica a descobrir e discutir toda a informação que conseguem apanhar. Recentemente, surgiram por lá algumas referências à possibilidade de o grupo poder vir a divulgar o "segredo" que deixou os espectadores surpreendidos no último episódio da última season, em que o personagem Negan mata um dos personagens habituais com o seu bastão envolvido em arame farpado - mas sem mostrar qual.

Estes rumores chegaram aos ouvidos da AMC, e na melhor (leia-se: pior) tradição das grandes empresas, a AMC nem sequer contactou os responsáveis do grupo para simplesmente lhes pedir que não o fizessem... não, optou logo por enviar ameaças com ordens de "cease and desist" e promessa de processos nos tribunais caso o grupo viesse a revelar o nome do personagem que terá morrido.

A AMC acusa os responsáveis de pretenderem divulgar informação confidencial e que isso lhes trará enorme prejuízos financeiros, e refere casos anteriores que pretendem servir de exemplo, nomeadamente o de um caso referente ao Twin Peaks - mas que se tratava de um livro que continha a descrição detalhada dos 8 primeiros episódios da série, e que chegava a incluir todas as falas tal como surgiam no argumento original (e que foi considerado violação dos direitos de autor pelos tribunais). Ora... é um caso bem diferente publicar uma transcrição quase total de uma série ou filme; outra bem diferente é divulgar informação que se descobriu por investigação ou voluntariamente cedida por alguém com conhecimento de causa.


O que é certo é que a AMC fica muito mal vista no meio disto tudo, tratando-se de um infeliz incidente completamente evitável. A AMC poderia muito bem ter contactado os responsáveis, de boa fé, pedindo-lhes que não revelassem qualquer informação; ou até ter aproveitado o facto para fazer uma campanha publicitária de "contra-informação" que causasse ainda maior curiosidade para se saber se a informação estaria correcta ou não. Mas não... a opção foi logo ameaçar os responsáveis (refira-se que é um grupo de pessoas "normais", que mantém a comunidade por serem fãs da série que agora os ameaça com processos de milhões de dólares). Para além do mais, sabendo-se ou não o "spoiler", não será por isso que qualquer um destes fãs deixará de ver a próxima season da série.

Escusado será dizer que atitudes destas só incitam a revolta dos fãs e que, se esta informação não for revelada nesta comunidade, será muito seguramente revelada de forma "anónima" em qualquer outro local da internet... e boa sorte à AMC para o tentar impedir.

2 comentários:

  1. A série é baseada numa banda desenhada. Na bd já se sabe há muito quem foi o personagem morto. Será que na TV vão "matar" a mesma personagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim for ainda se torna mais estupida esta posição da AMC

      Eliminar