2016/06/15

iOS 10 sabe onde se estacionou o carro


O iOS 10 vem com inúmeras pequenas coisas que serão do agrado dos utilizadores, e uma delas será especialmente útil para quem habitualmente se esquece de onde estacionou o carro: com o iOS 10 o vosso iPhone saberá dizer-vos onde o deixaram ficar.

Com esta nova funcionalidade, o iOS guarda automaticamente a posição do carro no final de uma viagem - e suspeito que também dê uso ao sistema que é utilizado para os lembretes ao chegar/sair do carro (via bluetooth) - assim facilitando que o mesmo seja encontrado quando for altura de regressar até ele.

A posição do carro aparece também  no lock screen na secção de destinos sugeridos pelo iOS, a par da casa ou trabalho (ou outros destinos tendo por base os eventos no calendário) em função da data e local. Isto não é propriamente novidade; tanto a Google, com o seu Google Now, como o Waze já disponibilizam funcionalidades idênticas há algum tempo - mas demonstra bem que a Apple não tem estado parada e vai implementando as funcionalidades mais interessantes.

E agora que no iOS 10 a Apple abriu as portas à integração com serviços externos, arrisco-me a atirar para o ar quanto tempo demorará até que as empresas responsáveis pelos parquímetros lancem uma app que permita fazer o pagamento dos mesmos directamente a partir dos mapas da Apple? (De preferência com direito a desconto, ou oferta de alguns minutos extra para o estacionamento. :)

3 comentários: