2016/06/26

Boston Dynamics apresenta o SpotMini que até pode arrumar a loiça


Com os militares a perderem o interesse nos robots da Boston Dynamics, e a Google a preparar-se para vender esta divisão, é bom ver que isso não tem impedido que por lá se continue a trabalhar em novos modelos, como o SpotMini.

O SpotMini é uma versão mais compacta do Spot (que já era uma versão mais compacta do Big Dog), pesando apenas 25Kg e sendo completamente eléctrico - o que lhe permite resolver o problema que os militares tinham com o Big Dog: o barulho. O SpotMini é um robot bastante silencioso, o que lhe permitiria funcionar em ambientes domésticos e comerciais, tendo uma autonomia para 90 minutos.

Este robot está recheado de tecnologia, de câmaras 3D a sensores nas suas patas, e pode levar um "pescoço" articulado que lhe dá a capacidade de manipular uma grande variedade de objectos, incluindo a capacidade de meter a loiça na máquina de lavar, e de apanhar coisas para largar no balde do lixo. (Claro que, faltaria ver de que forma a sua inteligência artificial lhe permitiria fazer isso autonomamente sem que tivesse que ser o dono a dar cada instrução expressamente...)

Por este andar, o primeiro mordomo robot que se poderá ter em casa não terá a aparência de um mordomo... mas sim de um dinossauro de quatro patas! :)

1 comentário: