2016/06/30

Codemoji explica criptografia com emoji


A Mozilla sabe que a criptografia fascina muita gente e disponibiliza o Codemoji, um mini-jogo que ajuda a perceber a base da criptografia usando divertidos emoji.

Quem é que, a certa altura da sua vida, não terá ficado fascinado com a ideia das "mensagens secretas"? Não eram precisos smartphones (nem telemóveis) para se criarem abecedários alternativos ou palavras de código, com os quais se trocavam mensagens com os amigos, passando-as de mão em mão nas salas de aula, evitando o risco de alguém mais curioso - ou o/a professor(a) - as poder ler.

Um dos métodos mais simples de criptografia é o da simples substituição de letras, que é precisamente o que faz este Codemoji da Mozilla que, em vez de utilizar letras, faz a sua substituição por emoji. Depois de uma mensagem codificada, podemos enviá-la para quem quisermos - sendo necessário que o destinatário saiba qual é a "chave" para a poder descodificar.

Não é propriamente o sistema mais seguro, tendo em conta que qualquer pessoa rapidamente poderia correr todas as chaves possíveis e descodificar a mensagem, mas a ideia é consciencializar as pessoas sobre o que é a criptografia e como funciona, de uma forma bastante acessível. Obviamente que os sistemas criptográficos utilizados actualmente para garantir a segurança dos nossos dados e comunicações na internet são muito mais complexos, mas o princípio é sempre o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)