2016/06/16

Fabricante Chinês acusa Apple de ter copiado design do iPhone 6/6S


Agora que os célebres casos de processos entre Apple e Samsung se começavam a tornar numa memória do passado, eis que temos um novo caso - mas onde é a Apple a ser acusada de copiar o design do iPhone 6/6S.

Se pensavam que as marcas já teriam aprendido a não patentear designs de blocos rectangulares de plástico/metal/vidro, pensem novamente. A empresa Chinesa 100C está a processar a Apple por considerar que o iPhone 6/6S copia descaradamente o design do seu smartphone "100+". E quer o assunto seja uma palhaçada ou não, o que é certo é que a entidade competente já ordenou à Apple a suspensão da venda de iPhones 6 e 6S - pelo que a Apple não terá grande vontade para rir.

A Apple já deu início aos processos necessários para tentar suspender esta proibição e continuar a vender iPhones até que tudo esteja esclarecido, mas imaginando que as coisas estejam como a 100C argumentam, com o registo do design do seu smartphone a ter sido feito antes do iPhone 6 da Apple, é bem provável que este episódio vá custar algumas dezenas ou centenas de milhões de dólares para ser resolvido (independentemente de haver muitos outros smartphones no mercado que também poderiam ser igualmente considerados cópias deste design, ou este deles.)

Vamos lá ver como este caso se desenrola... e se não se começará a tornar num problema recorrente que possa começar a ser considerado como uma "taxa adicional" às empresas estrangeiras que queiram vender os seus produtos na China.


Actualização (26/03/2017): os tribunais decidiram a favor da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)