2016/06/15

Facebook Messenger volta a ter SMS


Com tanta overdose de programas de mensagens, as SMS continuam a ser uma das poucas formas de garantir que chegam a todo o lado sem necessidade de apps especiais, e o próprio Facebook reconhece isso com o regresso da integração das SMS no seu Messenger.

O Facebook já tinha adicionado SMS ao Messenger para Android em 2012, mas removeu essa opção em 2013 alegando que os utilizadores não lhe davam uso - ficando a suspeita se realmente seria o caso, ou se o Facebook apenas pretendia que os utilizadores dessem prioridade ao Messenger e deixassem de usar SMS. Suspeitas que agora parecem ficar confirmadas com o regresso das SMS ao Messenger.

Esta funcionalidade fica disponível no Messenger para Android, sendo necessário que os utilizadores activem essa opção nos settings para que as SMS passem a ser geridas pela app. A partir daí, tudo se passa de forma idêntica às mensagens do Messenger, mas com as SMS a serem diferenciadas com a apresentação em púrpura em vez em vez de azul.


De certa forma acaba por ser uma aproximação ao que o iMessage da Apple faz, tornando quase irrelevante se o destinatário usa iMessage ou não, pois usa SMS quando tem que usar, mas sem "preocupar" o utilizador com isso. Também sem surpresas, esta funcionalidade das SMS no Messenger do Facebook fica disponível na versão para Android, mas não há planos de vir a ser implementada na versão para iOS, uma vez que a Apple não permite grandes liberdades quanto ao acesso aos SMS para evitar abusos.

... Não deixa de ser caricato que com tanta fartura de programas de mensagens, se chegue ao ponto de se ter que, cada vez mais, recorrer às velhinhas SMS por serem a forma mais universal de garantir que se chega a qualquer pessoa, sem ficar dependente de que utilizem o mesmo serviço de mensagens que estamos a utilizar.

3 comentários:

  1. Boas, isso é realmente muito porreiro. Contudo ainda não consegui ativar essa opção. Podem dar uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  2. Boas, isso é realmente muito porreiro. Contudo ainda não consegui ativar essa opção. Podem dar uma ajudinha.

    ResponderEliminar