2016/06/15

iOS 10 vai abandonar 40% dos iPads no mercado


A Apple é muitas vezes usada como bom exemplo a nível de suporte dos seus produtos, mas com a passagem do iOS 9 para o iOS 10 quase metade dos iPads no mercado deixarão de ser suportados.

O novo iOS 10 tem bastantes novidades e melhoramentos, mas o mesmo não irá chegar aos iPad 2, iPad 3, e primeiro iPad Mini. São iPads antigos é certo, mas que segundo algumas estatísticas representam cerca de 40% dos iPads no mercado, e que assim deixarão de ter acesso não só às novidades do iOS mais recente como, mais importante ainda, actualizações de segurança.

A situação não deixa de ser preocupante, mas resulta de uma combinação de factores que potencia este cenário quase apocalíptico.


O "problema" não é que o iOS 10 abandone iPads que já têm 3 ou 4 anos de idade; o problema é que no actual iOS 9 a Apple fez questão de os levar a todos os iPads que existam no mercado, com excepção do iPad 1 original de 2010. Ora, com os velhinho iPad 2 e iPad mini a serem ainda dos modelos mais populares (com 17% e 15% do mercado de iPads) o seu abandono irá automaticamente deixar milhões de utilizadores "encravados".

Claro que, para além de todas as considerações técnicas (o iOS 10, com todas as suas integrações de apps externas com o sistema, arrisca-se a ser um dos iOS mais "pesados" de sempre) não se pode deixar de imaginar que a Apple também terá contabilizado o que esta opção poderá representar em termos de potenciais upgrades para novos iPads. A venda de iPads tem estado muito abaixo do que a Apple desejaria, e em grande parte isso deve-se ao facto de que muitos utilizadores continuam satisfeitos com os seus iPads antigos e não sentem necessidade de trocar por um novo - como referido, mesmo quem tiver um iPad 2 de 2011 tem, neste momento, acesso ao mais recente iOS (9) disponível.

Com a chegada do iOS 10 isso vai mudar, e sem dúvida que irá incentivar a que uma parte significativa dos possuidores destes iPads mais antigos se sintam mais inclinados para que esteja na altura de trocarem o seu velho iPad por um modelo mais recente que corra iOS 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)