2016/06/15

Safari 10 desactiva Flash no macOS Sierra


Depois do Chrome, também o Safari da Apple se vai distanciando cada vez mais do Flash e outros plugins, que passam a ficar desactivados no novo macOS Sierra a não ser que o utilizador diga expressamente para serem executados.

A recomendação de que os sites passem a utilizar HTML5 em vez de plugins proprietários vai sendo cada vez mais "obrigatória", e no Safari 10 que acompanha o macOS Sierra isso volta a ficar bem demonstrado. De origem, o browser irá desactivar conteúdos que dependam de plugins (como o Flash, Java, Silverlight, etc.) dando preferência a versões HTML5 das páginas.

Quanto a página só está disponível em versões que exijam esses plugins, o utilizador terá a opção de os activar nessa visita clicando neles (ao estilo do nosso já conhecido "click-to-play") - ou dizer que para o site em questão se crie uma excepção e que os conteúdos com plugins sejam sempre executados.

Tirando algumas poucas excepções, como sites de jogos em flash, já não vai havendo desculpa para sites que usem Flash apenas para dar alguma interactividade às suas páginas. Pelo que, quem ainda tiver sites que sobrevivem dos tempos em que ter sites 100% em Flash estava "na moda", está na hora de recomeçar do zero e fazer uma versão que não fique dependente de plugins.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)