2016/06/15

Intel abandona carregamento wireless


O sonho de um mundo sem cabos para recarregar os nossos equipamentos fica um pouco mais distante, com o anúncio da Intel de que deixará de trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de carregamento sem fios.

Mostrando que a Intel também não é imune a promessas não cumpridas, a empresa deixa cair por terra todas as promessas e promoções feitas ao longo dos últimos anos, em que nos apresentava um futuro livre de fios. A Intel sai da AirFuel Alliance, um grupo que tentava definir standards compatíveis que incentivassem a utilização de sistemas de carregamento wireless, e diz que isso se deve à necessidade de se focarem em coisas essenciais para o seu negócio - e onde aparentemente os sistemas de carregamento sem fios não se incluem.

Por um lado será fácil perceber que a aposta nos sistemas de energia wireless são uma aposta "desconhecida" onde se podem gastar anos e muitos milhões de dólares sem qualquer garantia de que venham a produzir frutos (não nos faltam promessas de sistemas milagrosos que vão sofrendo adiamentos sucessivos sem que demonstrem a sua validade em testes independentes); por outro lado, é uma daquelas áreas que tem um potencial imenso.

... Sai a Intel de cena, esperemos que outros continuem a trabalhar nestas tecnologias, e que façam como a Samsung, que continua a equipar os seus smartphones com receptores que permitem utilizar qualquer um dos sistemas mais populares de carregamento wireless. Assim, quem não quiser esperar, já se pode livrar dos fios hoje mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)