2016/06/12

Tesla acusada de tentar silenciar clientes com problemas nos seus carros


Bem sabemos que não faltam bugs nos Tesla, e que ainda ontem referimos uma falha "de principiante" referente ao seu pára-brisas panorâmico; mas agora surgem acusações mais preocupantes de que a Tesla estará a tentar impedir que os donos dos seus veículos façam queixa dos problemas que vão encontrando.

Na origem está um (ou mais) incidentes que relatam que o Tesla Model S tem um problema na suspensão - com desgaste anormal - que a Tesla implicitamente parece comprovar ao oferecer-se para pagar 50% da despesa mesmo quando o veículo já não está no período de garantia.


No entanto, no contrato celebrado para fazer a reparação com esta comparticipação surgem algumas cláusulas de confidencialidade que proíbem os clientes de falaram sobre este assunto, e que protegem e ilibam a Tesla de potenciais processos relacionados com o assunto. Obviamente que não serão cláusulas agradáveis para qualquer pessoa, e que estão a dar origem a este clima de que os Model S poderão sofrer de um problema de fabrico que a marca estará a tentar esconder.

Entretanto, Elon Musk já veio a público dizer que isto não passa de uma conspiração que tem por objectivo reduzir o valor da Tesla (sendo que mexer "biliões" com um único tweet é algo que ele já bem conhece) referindo que das 40 queixas feitas sobre a suspensão apenas 3 delas eram válidas com as restantes a serem queixas fraudulentas com dados falsos de veículos.

Seja como for, a NHSTA (National Highway Traffic Safety Administration) - entidade que regula a segurança rodoviária nos EUA - já veio clarificar que não a Tesla não poderá insinuar de que qualquer problema de segurança tenha que ser mantido sob sigilo, e que os mesmos deverão ser relatados publicamente.

... Se já começam a surgir problemas com a suspensão lá fora, imagino só como será quando estes Tesla tiverem que enfrentar as nossas fantásticas estradas Portuguesas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)