2016/06/08

Tweet de Elon Musk tira 580 milhões à Samsung e dá 800 milhões à Panasonic


Não é qualquer pessoa que se pode gabar de ter tweets com impacto superior a mil milhões de dólares, mas Elon Musk não é "qualquer pessoa" e foi precisamente isso que aconteceu quando rectificou uns rumores que andavam a circular relativamente ao fornecimento de baterias para o Model 3.

O Tesla Model 3 tem centenas de milhares de pré-encomendas feitas, e mesmo com a Tesla a investir na construção da maior fábrica de baterias do mundo, há quem receie que a marca não será capaz de produzir baterias suficientes para satisfazer as encomendas em tempo útil. Foi isso que deu origem ao rumor de que a Tesla teria feito um acordo com a Samsung, para servir como fornecedor de recurso para as baterias no caso da Panasonic não conseguir cumprir com as encomendas, e obviamente que isso se fez sentir na valorização da empresa. Valorização que depressa se esfumou com um único tweet.

Elon Musk clarificou que a Tesla está a trabalhar exclusivamente com a Panasonic nas baterias para o Model 3, e que os rumores relativos à parceria com a Samsung são incorrectos. O resultado não se fez esperar: a Samsung SDI desvalorizou 580 milhões de dólares, enquanto que a Panasonic valorizou 800 milhões.

... Não deixa de ser assustador vivermos num mercado onde "biliões" podem aparecer e desaparecer com um único tweet... mas se são daquelas pessoas que gosta de investir em bolsa, espero que tenham feito a aposta na Panasonic. (Agora é só esperar para ver se realmente a parceria Tesla-Panasonic vai dar os frutos pretendidos e realmente conseguirão entregar os Model 3 antes que as centenas de milhar de interessados se fartem de esperar e comecem a cancelar as compras.)


P.S. E por cá vamos sonhando que o Model 3 pudesse chegar a Portugal com um preço de 35 mil euros...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)