2016/07/29

Documents 5.6 da Readdle é o gestor de ficheiros que o iOS nunca teve


Quem passa para o iOS vindo de um sistema onde está habituado a lidar directamente com os ficheiros, poderá sentir-se um pouco constrangido por não ter acesso directo aos mesmos. Mas, usando apps como o Documents da Readdle, a transição pode ser facilitada.

Não ter "ficheiros" obriga a um período de adaptação no iOS e a uma mudança na forma de fazer as coisas; mas casos há em que nada substitui um gestor de ficheiros, e o Documents da Readdle acaba por ser um verdadeiro "canivete suíço" para visualização e gestão de documentos.

A Readdle acaba de lançar uma nova actualização do Documents (5.6) quem vem com algumas novidades interessantes. O sistema de gestão de documentos foi remodelado, para facilitar a navegação entre o sistema local e a cloud (ou melhor dizendo, "clouds", pois suporta diversos serviços) e remover a confusão que pudesse haver sobre onde está cada coisa.


Adicionar novos serviços na cloud também passa a poder ser feito logo a partir do ecrã principal; e também se podem arrastar os documentos de um lado para o outro, independentemente de estarem nas clouds ou no dispositivo local.

Um detalhe simples, mas bastante útil e prático, é a possibilidade de mudarmos os nomes dos serviços utilizados. Assim não temos que ficar na incerteza sobre se estaremos a utilizar o Google Drive (por exemplo) correcto no caso de termos contas separadas para uso pessoal e profissional.

 A app também tem suporte para o Apple Pencil, permite ver vídeos em modo "picture-in-picture", e sincroniza automaticamente todos os documentos entre os múltiplos dispositivos (iPads, iPhones) do mesmo utilizador - permitindo começar a trabalhar num, e depois pegar no outro e continuar a trabalhar, mesmo quando o documento não está na cloud.

O Readdle Documents é gratuito e está disponível na App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)