2016/07/30

Facebook disponibiliza a sua câmara 360º como open-source


Quem estiver interessado em vídeo 360º de alta qualidade já poderá aproveitar o design de referência do sistema desenvolvido pelo Facebook, que já tinha sido prometido ser disponibilizado como open source.

O sistema Surround 360 do Facebook consiste tanto no design do hardware onde terão que instalar 17 câmaras, garantindo uma cobertura a 360º - e onde nem sequer faltam câmaras no topo e em baixo, com a curiosidade de em baixo existirem duas câmaras, de modo a se poder remover o próprio suporte da câmara.


O custo total é de cerca de 30 mil dólares, o que demonstra logo que este sistema não é vocacionado para os simples curiosos; e o Facebook investiu também bastante no software que transforma as imagens das 17 câmaras em vídeo surround a 360º (com resoluções até 8K), tendo como objectivo produzir imagens com a melhor qualidade possível - e estamos a falar de vídeo surround 3D e não apenas de vídeo 2D, o que complica bastante mais o processo, sendo ainda menos permissivo a erros de "encaixe" entre as imagens das diferentes câmaras.

Se começarem a ver alguns "discos voadores" a surgirem por aí... não se assustem, pois muito provavelmente será apenas uma destas câmaras 360 surround do Facebook .

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)