2016/07/30

Investigadores criam laboratório com peças estilo LEGO


Para se fazerem experiências laboratoriais é muitas vezes necessário recorrer a equipamentos complexos, ou até criar máquinas específicas para a função pretendida. Daí que alguns investigadores tenham decidido aplicar o conceito LEGO, criando blocos modulares que permitem construir com facilidade uma infinidade de aparelhos laboratoriais.

A ideia surgiu quando um investigador que já tinha passado pela área da electrónica descobriu que na área da bioengenharia era comum criar equipamentos de raiz para realizar determinados testes e experiências, tarefa que poderia representar meses de trabalho. Por isso importou o conceito de ter blocos prontos a usar para diferentes funções, que os investigadores poderiam simplesmente "montar" os aparelhos como desejassem - tal como fariam com blocos LEGO.

Embora por agora estejam limitadas ao seu laboratório, não seria descabido imaginar que no futuro este tipo de sistemas se pudesse tornar bastante mais comum e diversificado, podendo ser utilizado em hospitais, e até por particulares (afinal, embora com muita demora, também esperamos pelos smartphones modulares... que num futuro ainda mais distante poderiam contar com todo o tipo de sensores médicos para servir como ferramenta de diagnóstico, por exemplo).

Curioso é que isto tenha que ter partido de um investigador que trabalhou 20 anos noutra área, e depois viu a "idiotice" que o processo normal de trabalho noutro sector. Quanto mais casos destes não haverá por este mundo fora, e que estejam apenas à espera que alguém olhe para as coisas com uma perspectiva diferente?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)