2016/07/07

Facebook OpenCellular quer levar conectividade wireless a regiões remotas


Muitas vezes somos tentados a pensar que, lá por estarmos bem servidos com ligações de fibra e 4G, todo o resto das pessoas também o está. Infelizmente não é o caso, e o Facebook lança uma iniciativa que visa reduzir essa assimetria.

Quem vive em centros urbanos pode dar-se ao luxo de ter ligações de fibra com velocidades de centenas de megabits, e ligações 4G que por vezes até superam a velocidade da sua ligação doméstica. No entanto, não é preciso afastarmos-nos muito para depressa descobrir que existe todo um mundo onde "ter rede" é uma autêntica aventura, e onde quem lá vive terá poucas esperanças de que os operadores façam alguma coisa para melhorar o serviço. É para essas pessoas que o Facebook está a promover o OpenCellular


Tendo em conta que o custo da tecnologia é cada vez mais acessível, o Facebook - que por várias vezes tem demonstrado o seu interesse em levar internet a todo o mundo, particularmente em regiões onde esse acesso é mais complicado ou inexistente (incluindo programas com drones solares a servirem de retransmissores voadores) - lança este programa que contará com software e hardware open-source, que qualquer pessoa poderá usar para criar a sua própria rede wireless, deixando de depender dos operadores tradicionais.

Resta saber qual será a reacção dos operadores a este projecto...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)