2016/07/04

Grupo pirata pede donativos - recebe $0


Um grupo pirata decidiu recentemente pedir donativos, mas descobriu que o seu público alvo afinal prefere o dinheiro na sua própria carteira, não tendo recebido um único cêntimo.

Quando se diz que "tudo" está disponível na internet, é preciso relembrar que isso acontece apenas porque há pessoas que são responsáveis por disponibilizar esses conteúdos - que depois são partilhados e repartilhados pela internet fora, numa sucessão imparável. Nessa primeira linha de "fornecedores", que integram uma classe designada por "The Scene", existem diversos grupos que competem entre si para serem os primeiros a disponibilizar todo o tipo de conteúdos apetecíveis, sejam eles filmes, programas, jogos, ou episódios de séries de TV. O principal objectivo não é ganhar dinheiro com isso, mas apenas e somente obter o reconhecimento da comunidade de que se é "o melhor".

E daí a estranheza quando um destes grupos, o SpamTV, decidiu pedir donativos em Bitcoin.


É certo que sustentar este "hobby" terá os seus custos, mas isso é algo que raramente é discutido entre estes grupos (da mesma forma que não vemos fãs dos drones a pedirem donativos para comprarem as as hélices que partem a cada prova) e fazer um pedido público deste tipo pode até ser considerado de muito mau tom e fazer o grupo perder toda a reputação que tinha.

Seja como for, o facto de pedirem Bitcoin permite que, mesmo sendo uma moeda anónima, se saiba exactamente que transacções foram feitas; e neste caso vemos que o resultado do peditório foi... zero.


Não será surpresa que o público que recorre a conteúdos pirateados seja um público que prefere não pagar por ele; e precisamente nessa mesma linha de pensamento também não estará disposto a pagar por algo que prefere não pagar!

Fica a lição para o grupo SpamTV... se se dedicam a disponibilizar conteúdos pirateados, será melhor não contarem com os vossos "clientes" para vos sustentar (embora me arrisque a dizer que isto também acontece porque 99.99% dessas pessoas nem sequer espreita os ficheiro .nfo com texto que acompanham os conteúdos, e onde vinha este pedido de donativo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)