2016/07/30

Instagram vai deixar utilizadores filtrar (ou desligar) comentários


O Instagram prepara-se para dar maior controlo aos seus utilizadores sobre a forma como poderão gerir os comentários que vêem... incluindo a capacidade de os desligarem por completo.

A interacção nas redes sociais é um dos seus pontos fundamentais, mas aquilo que é quase sempre positivo e desejável pode por vezes tornar-se num autêntico pesadelo, quando é utilizada para insultar, assediar, ameaçar, ou para qualquer outra forma de abuso. E hoje em dia será quase inadmissível que um qualquer serviço disponível publicamente e que permita comentários, não contemple desde logo formas de lidar com essas situações - coisa que o Instagram parece finalmente compreender.

O Instagram vai começar a dar aos utilizadores a capacidade de filtrarem os comentários que vêem, para além de também permitir que se desliguem por completo os comentários nas suas fotos.

Desta forma, evita colocar-se no ingrato papel de ter que decidir o que é aceitável ou não (independentemente de haver coisas que nem ofereçam qualquer dúvida) e deixando esse papel a cargo de cada utilizador. Afinal, há utilizadores com diferentes níveis de sensibilidade, e aquilo que para uns é aceitável, para outros poderá ser inaceitável.

O risco deste tipo de coisas é que, levado ao extremo, poderá criar a ilusão de que se vive num mundo que é bem diferente da realidade. Se se começar a filtrar tudo o que não se queira ouvir, aquilo que resta poderá ser apenas uma visão bastante distorcida do mundo, por muito agradável que seja para o utilizador em questão. Mas, como sempre, aí já se entra no campo dos exageros e potencial abuso na má utilização das ferramentas disponibilizadas... um tema que, por si só, daria para criar um novo blog. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)