2016/07/25

Investigadores criam sistema de cinema 3D sem óculos


Os filmes 3D no cinema têm bons e maus exemplos, mas há um detalhe que continua a ser uma "chatice" para muitos espectadores: a necessidade de usar óculos 3D. Investigadores propõem um novo sistema que dispensa os óculos mas mantém uma excelente qualidade 3D para todos os espectadores.

A utilização de óculos 3D é actualmente encarada como um "mal necessário", mas todos prefeririam não os usar. Não só há o incómodo físico de utilizar os óculos, como complica a vida às pessoas que usam os seus próprios óculos. Isto para não falar dos custos acrescidos para os cinemas (que se reflectem em custo acrescido para os espectadores), ou da logística necessária para os limpar (nos casos dos óculos reutilizáveis).


Este sistema não é propriamente novo, pois recorre à mesma técnica de prismas que é utilizado há décadas para criar o efeito 3D em postais (por exemplo), mas que aqui é usado com uma resolução bastante superior. Em vez de simplesmente se limitar a criar uma imagem 3D onde um lado dos espectadores vêem uma imagem diferente de quem estiver no lado oposto da fila; este sistema consegue criar o efeito 3D para cada um dos espectadores, independentemente da sua posição... e sem a necessidade dos óculos 3D.

O maior problema é que este sistema obrigaria a que os filmes fossem disponibilizados com múltiplas perspectivas em vez de apenas duas, como acontece com os sistemas 3D actuais; pelo que não o deveremos ver implementado a curto prazo nos cinemas. Será bastante mais provável que o sistema seja utilizado para parques temáticos, onde a utilização destes sistemas inovadores poderá ser mais rentável e mais apreciado pelo factor novidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)