2016/07/25

Encerramento do KAT faz disparar visitas a outros sites pirata


Os efeitos do encerramento do KickassTorrents (KAT) já se fazem sentir, e não da forma que quem combate a pirataria esperaria: pois os utilizadores deste site apenas se limitaram a usar outros sites.

O Kickass Torrents ascendeu ao topo da lista de sites pirata quando o polémico Pirate Bay ficou inoperacional durante cerca de um mês no final de 2014; e agora o mesmo volta a acontecer em sentido inverso. Muitos dos utilizadores do KAT estão agora a regressar ao Pirate Bay, que continua em actividade mesmo depois de tudo aquilo por que já passou - e também outros sites pirata têm beneficiado do desaparecimento do KAT. Por exemplo, o ExtraTorrent, que era o terceiro maior site pirata, diz ter ter tido um aumento de 300% no número de visitas e de 200% no número de registos.

No entanto, embora beneficiem com isto, os responsáveis destes sites preferem realçar que estão solidários com o KAT, dizendo não ter qualquer dúvida de que o site irá regressar ao activo, por força da legião de fãs e utilizadores que conseguiu criar ao longo dos anos - sendo que é essa comunidade que, tal como tem acontecido com o PirateBay, conseguirá garantir a sua resistência a todo o tipo de ataques.

Por outro lado, também se vão analisando os detalhes que permitiram aos EUA identificar e perseguir o (alegado) criador e responsável pelo Kickass Torrrents, e onde a sua dependência na utilização de serviços norte-americanos - do Gmail ao Facebook, passando por servidores de alojamento nos EUA e conta da Apple - acabou por facilitar imenso o trabalho das autoridades na obtenção de dados que permitissem a sua identificação. Servirá de lição a todos os que tenham ideias de criar um site pirata no futuro...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)