2016/07/15

Pai da web alerta para a necessidade de salvar a internet


Aproxima-se mais uma data crítica para a definição do futuro da Internet, e Sir Tim Berners-Lee - o pai da world wide web - vem chamar a atenção para a necessidade de se salvaguardarem as garantias da neutralidade da internet na União Europeia.

A Europa diz estar a defender a neutralidade da net, que garante que os dados são tratados sem discriminação, mas há vários aspectos que levantam sérias preocupações, pois deixam a porta aberta para todo o tipo de abusos que subverterá todo o sistema que actualmente tomamos por garantido. Por exemplo, referem que será ilegal atrasar dados de determinados serviços - mas por outro lado permitem a criação de "vias rápidas" para outros serviços; e também a possibilidade de se ampliarem ainda mais as ofertas de planos com tráfego gratuito para serviços específicos (como acontece nalguns tarifários mobile, tipo WTF.)


Do lado dos operadores, está a ser feita pressão para que tenham mais liberdade sobre como gerirem as suas redes e fazerem "o que quiserem", sendo isto utilizado como contrapartida para que dêem início à fase de implementação das redes 5G.

O período de consulta popular termina no próximo dia 18, pelo que quem se preocupar com estas questões ainda vai a tempo de também fazer ouvir a sua opinião, podendo fazê-lo através dos sites Save Net Neutrality e Save the Internet.


... Senão, depois não se queixem quando os operadores começarem a oferecer "tráfego ilimitado"... mas pedirem mais 5 euros por mês para acederem ao YouTube ou Netflix, ou mais 2 euros para ter acesso ao pack "redes sociais" com acesso ao Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)