2016/07/16

Novo mapa 3D do Universo revela 1.2 milhões de galáxias


Que o Universo é um lugar imenso que desafia a imaginação, já o sabíamos. Mas agora temos também um mapa contendo 1.2 milhões de galáxias que ajudará a perceber o nosso lugar neste Universo... e bem que poderia ser usado para incentivar toda a humanidade a esquecer os problemas que ela própria causa e que há muito poderia ter resolvido.

Estamos habituados a olhar para o céu e ver incontáveis estrelas que parecem ser mais do que é possível contar. Mas desta vez temos 1.2 milhões de galáxias; o que considerando que cada uma delas poderá ter uma média de 100 mil milhões de estrelas, já começa a levar-nos para os números astronómicos que são necessários para falar do que quer que seja à escala do Universo.

Na verdade, a imagem acima apenas representa uma pequena secção do mapa completo, e mesmo os 1.2 milhões de galáxias mapeados pelos cientistas são uma pequena fracção das 100 mil milhões de galáxias que se estimam existir no Universo).


Para os cientistas, mapas deste tipo tornam-se numa valiosa fonte de informação que ajudará a perceber (ou a originar mais perguntas) sobre o processo de criação e expansão do Universo e o efeito da chamada "dark energy" - que ainda não se sabe bem o que será, mas que contribuirá para o efeito de expansão acelerada a que se  assiste.

... Para além disso, como podemos não pensar em quantos outros planetas no meio dos triliões (ou quadriliões?) terão vida inteligente e que neste momento poderão estar a fazer estas mesmas perguntas sobre o que existirá algures no Universo? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)