2016/07/28

Project Wetbrush da Nvidia e Adobe recriam pintura a óleo digital


Hoje em dia é possível recriar todo o tipo de efeitos artísticos de inúmeros estilos de pintura usando-se um computador ou tablet, mas agora a Nvidia e a Adobe aliaram esforços para criar a primeira simulação realista da pintura a óleo.

Em vez de um simples efeito cosmético visual, o Project Wetbrush é um simulador que calcula matematicamente a interacção de cada cerda do pincel com a tinta digital, resultando numa pintura onde não faltam os subtis efeitos 3D que existem nas pinturas "reais". A própria tinta é também extensivamente simulada, da sua viscosidade ao tempo de secagem, e à combinação e interacção com outras cores, e onde as múltiplas camadas que vão sendo pintadas se vão acumulando, tal como numa tela real.

Sem dúvida que será apenas uma questão de tempo até que se veja este tipo de simulação chegar às apps de pintura... mas esperemos que entretanto também resolvam o pequeno pormenor do ligeiro lag que se vê no vídeo seguinte, e que revela que ainda haverá mais algumas optimizações a fazer. (Ou serei só eu que fico incomodado com o facto da "tinta" andar atrasada em relação ao pincel? :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)