2016/07/12

Samsung lança SSD 850 Evo com 4TB

Os tempos em que se tinha que decidir entre ter um disco rígido convencional para ter espaço de armazenamento, ou ter um SSD para alto desempenho, chegaram ao fim. A Samsung já lançou o seu SSD 850 Evo em versão de 4TB.

SSDs SATA com vários terabytes não são novidade (a própria Samsung tinha um com 3.8TB) mas têm sido direccionados principalmente para o sector empresarial e dos data centers. Felizmente, começam também a aproximar-se do público graças a estes modelos "domésticos", que permitem que qualquer utilizador possa ter todo o benefício da capacidade que normalmente está associada aos discos convencionais, e o desempenho imbatível dos SSDs. Só fica a faltar um pequeno pormenor...

Este 850 EVO de 4TB oferece capacidade e velocidades que levam a interface SATA ao limite (540/520MB em leitura  e escrita sequêncial), mas preparem-se para ter que pagar por isso, pois custa cerca de 1500 dólares. É um valor que está em linha com os $700 que já custava o modelo existente de 2TB, mas que ainda assim continuará a ser excessivo para a grande maioria dos utilizadores.

Mas, se fizerem parte da pequena percentagem para quem não liga a esses pequenos pormenores dos preços... já sabem qual será o vosso próximo disco para armazenamento (pois para velocidade certamente já terão migrado para um SSD PCIe ou M.2)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)